Números Naturais:
Iniciando a aula o professor pode começar a revisão dos conjuntos numéricos questionando os alunos sobre os elementos que formam o Conjunto dos Naturais, apresentando em seguida as letras que representam esse conjunto e seus subconjuntos (N, N*).O professor pode apresentar ainda a representação desse conjunto em linguagem matemática:
N = {0, 1, 2, 3, ...}
Para explicar o surgimento desse conjunto pode se usar o exemplo da contagem de animais pelos povos antigos.
Outro exemplo que pode ser utilizado é a contagem dos alunos da turma, fazendo também uma relação com os elementos (alunos) e o conjunto (classe).
Números Inteiros
Dando sequência a aula pode iniciar-se a revisão do conjunto dos Inteiros. Da mesma forma que procedeu com os naturais o professor pode pedir aos alunos que recordem quais são os números inteiros (acrescentando aos naturais os números negativos) e pedindo que representem em linguagem simbólica.Para destacar o surgimento dos negativos o professor pode citar a necessidade dos antigos comerciantes em controlar a entrada e saída de produtos e dinheiro.
Outros exemplos que podem ser trabalhados são os que se referem à temperatura e cálculos financeiros.
Nesse momento o professor já poderá dar destaque a representação dos conjuntos por diagramas.
Números Racionais:
Finalizando a revisão dos conjuntos já estudados o professor pode abordar o estudo dos Racionais utilizando a representação em linguagem Matemática, em diagramas e abordando o estudo de frações, destacando o fato de o Conjunto dos Racionais ser formado pelos números que podem ser escritos em forma de Fração.
Números Reais:
Para iniciar o trabalho com os números Reais, o professor poderá apresentar exemplos de números Irracionais, entre os quais devem estar as raízes inexatas e os decimais não-exatos e não-periódicos. Ex: 1,23569846...; .DICA: Nesse momento pode ser feito um estudo mais aprofundado dos números irracionais, apresentando ainda o número pi ( ). Assim os alunos poderão compreender que o conjunto dos Reais consiste da união entre os números Racionais e Irracionais. Outra característica do conjunto dos Reais que deve ser abordada é o fato de esse ser um conjunto denso, ou seja, se tomarmos dos números reais quaisquer sempre existiram entre esses outros infinitos números.
Atividade “Bingo dos Conjuntos”
Para complementar os conceitos de inclusão dos Conjuntos Numéricos estudados e avaliar a compreensão dos alunos em relação a esse conteúdo o professor poderá aplicar a atividade a seguir.
Materiais
- Fichas para marcação conforme modelo abaixo (uma para cada aluno);
Obs: A posição das bolas a serem preenchidas deverá ser diferente em cada tabela.
- Fichas para sorteio com números diversos;
algumas vídeo aula pra ajudar .
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